Calendário das aulas por módulos

1 – Organização e Gestão de Eventos

dias 26 e 27 de julho

Coordenadora: Marisa Canton | 16h/aula

Disponível em vídeo para participantes inscritos

Ementa: A disciplina mostra essencialmente os eventos como estratégia de negócios e oportunidades empresariais no âmbito institucional, promocional e/ ou mercadológico, assim como sua atuação enquanto mobilizador econômico da sociedade. A organização e gestão dos eventos e as novas técnicas advindas da nova economia da lógica digital. O Planejamento, Organização e Realização dos Eventos. O Evento como produto: características, criatividade e concepção. 

Da proposta ao pós-evento: Criatividade e Competências Técnicas como fatores de qualidade. O universo dos eventos: conceitos básicos sobre tipologia e classificação dos eventos. Eventos de terceiros e eventos próprios – análise da oportunidade e plano de negócios.

2 – Gestão Operacional e Logística

dias 23 e 24 de agosto

Coordenador: Romano Pansera | 16h/aula

Ementa: Este módulo busca apresentar a fase dinâmica no processo da organização e operação dos eventos, com uma visão moderna de gestão construída com parcerias e terceirizações. A interface com o trade turístico, entre eles Operadoras, Hotéis, Cias Aéreas, Transportes Terrestres, Centros de Eventos e outros. Mapeamento do ecossistema com análise da cadeia produtiva.

Prospecção e relacionamento com os fornecedores de serviços, insumos e produtos e adequação deles e análise de mercado. Gestão operacional da montagem e desmontagem do evento. Cronogramas e planilhas operacionais. Instalação de secretaria do evento, com funções e controles. Alinhamento de objetivos do projeto/evento – elaboração e aplicação de KPIs para monitorá-los como ROI, ROO, ROE, ROM e ROX. Gestão das equipes e liderança operacional do evento. A evolução da liderança e o que é Liderança 4.0.

3 – Planejamento Estratégico e Gestão do Projeto

dia 20 de setembro

Coordenadora: Elza Tsumori | 8h/aula

Ementa: Alinhar a definição de estratégia e sua aplicabilidade em eventos, especialmente voltado à geração e alavancagem de negócios. Conceito e aplicação de Gestão de Projetos e suas etapas: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Alinhamento de objetivos do projeto/evento e como elaborar e aplicar KPIs para monitorá-los na etapa de objetivos e monitoramento. Como a Inovação e Tecnologias podem ser aplicadas na Gestão da Criatividade dos projetos (Big Data e Data Science).

O que a IA generativa já pode auxiliar na gestão dos projetos de eventos. Aplicação do olhar de ESG nos processos de criação e gestão dos projetos de eventos – como incluir desde a elaboração do escopo inicial até o final.

4 – Segurança em Eventos

dia 21 de setembro

Coordenador: Andréa Nakane | 8h/aula

Ementa: Desenvolver uma maior proliferação de conhecimentos técnicos em sincronia com o planejamento dos mais diversos acontecimentos especiais, na ótica da segurança. Um pouco de historicidade e os tipos de segurança existentes no Brasil. Ferramentas de apoio à segurança em eventos. Gerenciamento de Crises.

5 – Noções jurídicas

dia 18 de outubro

Coordenador: Alessandro Ragazzi | 8h/aula

Ementa: Esse módulo tem como objetivo apresentar de forma elucidativa noções dos principais conceitos atrelados à organização de eventos, tais como: Contratos e Acordos, Licenças e Permissões, Segurança e Responsabilidade, Proteção de Dados e Privacidade (LGPD), Seguro, Compliance, Impactos tributários, Impactos trabalhistas, Direito autoral, ECAD, para que os profissionais da área possam agir de forma preventiva a possíveis problemáticas jurídicas.

6 – Protocolo e Cerimonial

dia 19 de outubro

Coordenador: Andréa Nakane | 8h/aula

Ementa: Desenvolver habilidades relacionadas ao uso do Cerimonial voltadas para o planejamento, a produção e o direcionamento estratégico da organização de eventos, sob a ótica prática e conforme legislação aplicada e protocolos vigentes no Brasil, que direcionam a atividade como uma linguagem de comunicação específica, dirigida a grupos distintos, passíveis de transformação e atualização, em respeito à cultura e às tradições dos povos.

O conteúdo programático tem a finalidade de regulamentar as vocações e rituais e disciplinar as situações sociais ou protocolares, visando a uma maior harmonia entre os todos os grupos de interesse envolvidos em um evento.

7 – Marketing, Vendas & Comunicação

dias 08 e 09 de novembro

Coordenador: Juan Pablo De Vera | 16h/aula

Ementa: Mostrar o papel do Marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing nos eventos. Planejamento e desenvolvimento do composto de Marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada. O mix da comunicação do Evento enquanto estratégia empresarial e no contexto de outras mídias.

Técnicas de negociação, vendas e marketing em eventos. Branding e prospecção do mercado e a importância da exposição positiva da marca e sua ação sobre a mente do consumidor. O live marketing, negócios e estratégias. O marketing social nos eventos como estratégia para valorização da marca. O evento enquanto estratégia mercadológica.

8 – Gestão Financeira

dia 22 de novembro

Coordenador: Sergio Junqueira Arantes | 8h/aula

Ementa: Esse módulo visa prover ao profissional de eventos recursos para gerar uma excelente saúde financeira de um projeto, tendo para isso a apresentação de conceitos básicos de gerenciamento financeiro, incluindo repertório dirigido com um conjunto de técnicas e ações que resultarão em um planejamento mais eficiente e eficaz. Capital de giro, fluxo de caixa, controle de faturamento, orçamento geral, controladoria, estudo de viabilidade – Pesquisa de Mercado – Precificação, além de Patrocínios – Leis de incentivo, entre outros temas, possibilitarão uma assertiva gestão financeira do evento, otimizando a monetização lucrativa e minimizando sustos no decorrer do planejamento do evento.

9 – Princípios Éticos, Valores e Práticas Empresariais

dia 23 de novembro

Coordenador: Márcio Favilla | 8h/aula

Ementa: Princípios, comportamentos e decisões pautadas por valores éticos devem ser premissas de qualquer projeto de evento e, por isso, eles devem ser elaborados com base em uma política orientativa, lastreada em normas, códigos e leis, às quais todos os colaboradores, diretos ou indiretos, possam se referir e se constituir em elemento identitário da equipe e das marcas envolvidas em toda a dinâmica organizacional. Para tanto, esse módulo será responsável por balizar os seguintes preceitos: Códigos de Ética, Valores, Agenda 2030 e os ODS, Pacto Global e Rede Brasil, Sustentabilidade – ESG, Diversidade, Acessibilidade e Práticas Empresariais.